Semântica ao som de Careless Whisper

Realmente eu não faço ideia sobre como explicar o que sinto para as pessoas. Viro SUBSTANTIVO em uma língua sem semântica.

Os gregos é que sabiam das coisas, para eles tudo isso não passava de puro SINAL. Estavam certos, ou melhor, continuam. Não é necessário sair dando significados para frases soltas, adjetivos descuidados e nem tão pouco para adjuntos nominais ou adverbiais. Cada um deles vai encontrar a melhor maneira de se inserir no roteiro de alguém.

A Semântica tem que ser levada para a pista de dança, mesmo que você se sinta inseguro como George Michael, mas não desista mesmo diante dos sad good-byes. Uma ex-adjunto minha costumava dizer: “Contra fatos não há argumentos”, e talvez por isso eu acredite que tudo não passa de susurros no ouvido ditos por um melhor amigo. Sensações não são técnicas, não são metódicas, apenas fluem.

Beije a boca da semântica… Faça amor com a sintaxe… Navegue pelo o corpo e pela a estrutura de uma oração. Mesmo que não tenha qualquer significado.

– Mas você sempre fez isso SUBSTANTIVO!
– Eu sei… Eu sei…

Mas de alguma forma eu havia parado, deixado de me sentir inseguro diante das regras, estava como em 2004, fechado em um modelo agradável de conjugação verbal, sem tempos imperfeitos… Pelo menos parecia.

E eis que a sintaxe destruiu uma estrutura naquela época… Mas hoje a culpa é da semântica, culpa dela que procura significado em tudo. Mas também é culpa minha, que simplesmente não consigo ver mais significado nisso tudo de complemento para minha oração.

Ultimamente eu quero ser mais semiótica, mas falo sobre isso outro dia. Se for para encontrar significados na minha vida de Substantivo Homem, prefiro me ater aos sinais, aos simbolos do dia-a-dia.

Cansei da semântica formal, de enunciação ou cognitiva. É tudo sobre o mesmo fenômeno, mas hoje eu simplesmente sou diferente.

Geraldo DeLima

Ao Som de Seether – Careless Whisper

  1. kkkkkkkkkk
    Culpa da semântica, culpa da semântica…
    Acho que pior é viver sem verbo transitivo direto…
    os outros são tão enfadonhos…

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

